Ele fez história, minha gente! Depois de ser muito criticado pela estreia de Portugal na Copa do Mundo de 2026 - quando passou em branco no empate por 1 a 1 com a República Democrática do Congo -, Cristiano Ronaldo provou nesta terça-feira (23) que ainda está longe de pendurar as chuteiras!
Aos 41 anos, o craque português comandou a goleada por 5 a 0 sobre o Uzbequistão, marcou dois gols e foi o grande protagonista de uma tarde histórica para a seleção lusa. E não para por aí, viu? O camisa 7 ainda aproveitou para responder, à sua maneira, aos críticos que colocaram em dúvida sua capacidade de decidir jogos em alto nível.
Embora muitos estivessem debochando do "Robozão" após a estreia, sugerindo que ele estaria "enferrujado" ou até mesmo em reta final de carreira, Cristiano tratou de responder da forma que mais gosta: balançando as redes! Logo aos seis minutos de jogo, o atacante abriu o placar para Portugal e iniciou uma atuação que mudaria completamente o discurso em torno de seu nome.
A vitória convincente também serviu para apagar a má impressão deixada na primeira rodada do Grupo K. Pressionada depois do tropeço diante da RD Congo, a equipe comandada por Roberto Martínez mostrou uma postura muito mais agressiva e dominante diante dos uzbeques, sem dar chances ao adversário. O segundo gol de Cristiano na partida veio ainda no primeiro tempo!
Se a atuação já seria suficiente para recolocar seu nome no centro das atenções, os números tornaram a tarde ainda mais especial. Com os dois gols marcados, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador da história a balançar as redes em seis edições diferentes de Copa do Mundo: Alemanha-2006, África do Sul-2010, Brasil-2014, Rússia-2018, Catar-2022 e Estados Unidos-2026.
Além disso, chegou a dez gols em Mundiais, ultrapassando o lendário Eusébio e assumindo sozinho o posto de maior artilheiro de Portugal na história das Copas.
Os tentos também fizeram o craque atingir a impressionante marca de 975 gols na carreira, mantendo vivo o objetivo de alcançar os sonhados mil gols como profissional!
Após o apito final, Cristiano não escondeu o alívio ao comentar a semana turbulenta que viveu desde a estreia portuguesa. Em entrevista à CazéTV, o atacante fez um desabafo sincero sobre as críticas que recebeu nos últimos dias.
"Eu sabia que os meus companheiros iam me ajudar, foi uma semana difícil, escura, parecia que já estava aposentado do futebol, mas aguentei, como aguento sempre, porque acredito mais no trabalho do que em qualquer coisa. Foi difícil, mas estamos de volta", declarou.
Apesar da marca inédita alcançada no Mundial, Cristiano fez questão de destacar que o desempenho coletivo teve mais peso do que os recordes individuais.
"Muito feliz [pela marca], mas para mim o mais importante é o trabalho que a equipe fez, a confiança que vemos. A equipe trabalhou bem, melhoramos bastante, há males que vêm para o bem. Sobre recordes, é sempre bonito batê-los, mas o objetivo é poder ajudar a seleção", afirmou ao canal. A goleada levou Portugal aos quatro pontos e colocou a seleção provisoriamente na liderança do Grupo K.